SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue5Clonal variation within a mucosal isolate derived from a patient with Leishmania (Viannia) braziliensis infectionAction of table salt on Toxoplasma gondii author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

Print version ISSN 0036-4665

Abstract

SHIKANAI-YASUDA, M.A. et al. Possível transmissão oral de doença de Chagas aguda, no Brasil. Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo [online]. 1991, vol.33, n.5, pp. 351-357. ISSN 0036-4665.  http://dx.doi.org/10.1590/S0036-46651991000500003.

Em outubro de 1986, 7 a 22 dias após uma reunião em uma fazenda no estado da Paraíba, 26 pessoas apresentaram doença febril, associada a edema bipalpebral bilateral, e de membros inferiores, hepatoesplenomegalia leve, linfadenopatia e, mais raramente, a um exantema. Um menino de 11 anos apresentou arritmia atrial ao eletroeardiograma e um paciente de 74 anos desenvolveu insuficiência cardíaca aguda. Em 2 pacientes hospitalizados em São Paulo, foi estabelecido o diagnóstico de Doença de Chagas aguda por observação de T. cruzi em creme leucocitário. Em autópsia de um caso fatal foi demonstrada cardiomiopatia chagásica aguda. O xenodiagnóstico foi positivo em 9 de 14 pacientes testados. Anticorpos específicos de classe IgG foram encontrados em todos os pacientes e da classe IgM em 20 de 22 doentes examinados. Estudo epidemiológico revelou Triatoma brasiliensis nas vizinhanças desta fazenda, porem tal vetor não foi encontrado na casa onde a maioria dos hóspedes pernoitou. Observou-se alta taxa de gambás infectados por Trypanosoma cruzi. Essas observações, associadas as informações relativas aos alimentos consumidos, sugerem que a contaminação de alimentos tenha se originado de secreções de marsupiais naturalmente infectados ou de triatomíneos infectados, que poderiam ter sido esmagados durante o preparo do caldo de cana.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English