SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue5Epidemic dengue in Nicaragua 1985Antibodies against Entamoeba histolytica in individuals with intestinal amoebiasis presenting cysts and/or trophozoites in the feces author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

On-line version ISSN 1678-9946

Abstract

GRAEFF-TEIXEIRA, Carlos; CAMILLO-COURA, Lea  and  LEONEL LENZI, Henrique. Aspectos clínicos e epidemiológicos da angiostrongilíase abdominal no sul do Brasil. Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo [online]. 1991, vol.33, n.5, pp.373-378. ISSN 1678-9946.  http://dx.doi.org/10.1590/S0036-46651991000500006.

A maioria dos 16 casos de angiostrongilíase abdominal publicados no Brasil até 1989, eram originários dos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (RS). Um estudo clínico e epidemiológico em 27 casos no RS revelou aspectos distintos do que é conhecido sobre a ocorrência da doença na Costa Rica: tanto adultos quanto crianças são acometidos, provenientes de áreas serranas do norte do Estado e há uma aparente sazonalidade, não relacionada às chuvas e sim aos meses mais quentes do ano. Alem de confirmar o quadro clínico-laboratorial descrito na literatura (dor abdominal, febre e eosinofilia), o estudo salienta a ocorrência de episódios recorrentes de dor abdominal com remissão espontânea e de outras formas pouco sintomáticas, possivelmente as formas mais comuns de manifestações da doença. Foi observada uma letalidade de 7,4%. Com o alerta aos médicos, especialmente da área endêmica, e o uso de teste sorológico, espera-se um aumento do número de diagnósticos de angiostrongilíase abdominal e conseqüente aprimoramento do conhecimento sobre esta zoonose no Brasil.

Keywords : Abdominal angiostrongyliasis; Angiostrongylus costaricensis; Zoonosis; Nematode infections; Eosinophilic gastroenteritis.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License