SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número4Infecção natural e experimental de Planorbídeos da Ilha de Santa Catarina (Brasil)Coccidioidomicose experimental em ratos imunossuprimidos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

versão On-line ISSN 1678-9946

Resumo

LIMA, Marli Maria; REY, Luis  e  MELLO, Rubens Pinto de. Efeito letal de uma isca para Rhodnhis prolixus (Hemiptera: Reduviidae) vetor da doença de Chagas, contendo Hexaclorociclohexano (HCH), em condições de laboratório. Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo [online]. 1992, vol.34, n.4, pp.295-301. ISSN 1678-9946.  https://doi.org/10.1590/S0036-46651992000400005.

O efeito letal de uma isca para R. prolixus, contendo suspensão aquosa de Hexaclorociclohexano (HCH), na concentração de 1g/l e mantida em temperatura ambiente, foi estudado no laboratório, por um período de 12 semanas. A suspensão foi colocada em uma bolsa de latex, que ficou sempre com o mesmo conteúdo durante 85 dias, pendurada na parede de um becker de 1000ml. Dezesseis grupos de R. prolixus, com média de 30 exemplares cada, sucederam-se um após o outro, sendo cada grupo observado em diferentes intervalos de tempo, durante uma semana. A taxa de mortalidade foi de 100% em todos os grupos, exceto no 16º, que apresentou 96,7% de mortes nesse intervalo de tempo. À medida que os grupos se sucediam, a mortalidade passou a ocorrer mais rapidamente, acentuando-se no intervalo de 6h a 24h. Testes posteriores, um com início às 6h e outro às 18h, mostraram que a periodicidade (diurna e noturna) na oferta do alimento não interferiu na mortalidade. As ninfas de 1º e 2º instares e adultos foram mais sensíveis e as de 5º instar mais resistentes ao inseticida.

Palavras-chave : Trypanosomiasis; Triatomines; Rhodnius prolixus; Insecticide; Hexachlorocyclohexane; Lethality rate; Insect control.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons