SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue2EFFECT OF BACILLUS OF CALMETTE-GUÉRIN, AVRIDINE AND Propionibacterium acnes AS IMMUNOMODULATORS ON RABIES IN MICEHEADACHE IN CHAGASIC WOMEN author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

Print version ISSN 0036-4665

Abstract

SATO, Neuza Satomi et al. Análise de antígenos recombinantes de Treponema pallidum no diagnóstico da sífilis utilizando a técnica de Western Blotting. Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo [online]. 1999, vol.41, n.2, pp. 115-118. ISSN 0036-4665.  http://dx.doi.org/10.1590/S0036-46651999000200009.

Os antígenos recombinantes de Treponema pallidum GST-rTp47, GST-rTp17 e GST-rTp15, produzidos em fusão com glutationa S-transferase (GST) em E. coli, foram analisados quanto ao potencial diagnóstico da sífilis pela técnica de Western blotting. Foram testadas 53 amostras, sendo 25 de pacientes em diferentes estágios clínicos da sífilis, com resultados positivos no teste treponêmico clássico; 25 amostras procedentes de doadores de banco de sangue, com sorologia negativa e 3 de pacientes com doença sexualmente transmissível não relacionado à sífilis. Todas as amostras de pacientes com sífilis apresentaram alta reatividade com o antígeno GST-rTp17. Quanto aos antígenos GST-rTp47 e GST-Tp15 verificou-se uma variação na presença ou na intensidade da reação em diferentes amostras de pacientes com sífilis, sem mostrar correlação com o estágio da doença. Nenhuma reatividade contra quaisquer desses antígenos foi observada com as amostras do grupo controle. Nenhuma das amostras testadas apresentaram reatividade com a GST purificada. A especificidade verificada na análise destes antígenos recombinantes, indicam a sua utilidade na padronização de novos testes para o imunodiagnóstico da sífilis.

Keywords : Recombinant antigen; Treponema pallidum; Western blotting; Syphilis.

        · abstract in English     · text in English