SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue6Detection of Toxoplasma gondii soluble antigen, SAG-1(p30), antibody and immune complex in the cerebrospinal fluid of HIV positive or negative individualsPartial chemical characterization of antigenic preparations of chromoblastomycosis agents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

Print version ISSN 0036-4665

Abstract

LEAL, Nilma C.  and  ALMEIDA, Alzira M. P. de. Diagnóstico da peste e identificação de marcadores de virulência de Yersinia pestis com Multiplex-PCR. Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo [online]. 1999, vol.41, n.6, pp. 339-342. ISSN 0036-4665.  http://dx.doi.org/10.1590/S0036-46651999000600002.

Foi desenvolvido um procedimento para diagnóstico rápido da peste que ao mesmo tempo permite a identificação de marcadores de virulência de Y. pestis, com múltiplos iniciadores, em uma só reação de PCR. Foram usados quatro pares de iniciadores direcionados a genes presentes nos três plasmídeos de virulência e na ilha de patogenicidade dessa bactéria. A técnica permitiu a discriminação de cepas que perderam um ou mais genes conhecidos, usando como molde DNA total obtido de culturas de Y. pestis e também de hemoculturas simuladas contendo concentrações conhecidas de Y. pestis. Também se mostrou eficiente para a confirmação da Y. pestis na cultura de sangue de um paciente suspeito de peste. Como os resultados são obtidos em poucas horas, esta técnica poderá ser útil na metodologia do Programa de Controle da Peste.

Keywords : Yersinia pestis; Plague; Blood culture; Virulence markers; Multiplex-PCR.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English