SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número6Evaluation of penicillin therapy in patients with leptospirosis and acute renal failureEnvenenamiento por un centípedo (Scolopendra gigantea Linneaus 1758) en un recién nacido índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

versión impresa ISSN 0036-4665

Resumen

MIRANDA-FILHO, Demócrito B.; XIMENES, Ricardo A.A.; BERNARDINO, Silvya N.  y  ESCARIAO, Abelardo G.. Identificação de fatores de risco para morte por tétano em Pernambuco, Brasil: um estudo de caso-controle. Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo [online]. 2000, vol.42, n.6, pp. 333-339. ISSN 0036-4665.  http://dx.doi.org/10.1590/S0036-46652000000600006.

Um estudo de caso-controle foi conduzido no Estado de Pernambuco, Brasil, para identificar fatores de risco para morte por tétano. As informações foram obtidas dos prontuários médicos de 152 casos e 152 controles, admitidos na Unidade de Tétano do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, na cidade do Recife, de 1990 a 1995. As variáveis foram agrupadas em três diferentes conjuntos. Foram estimados os "odds ratios" brutos e ajustados, o intervalo de confiança de 95% e o valor de "p". As variáveis selecionadas na análise multivariada em cada conjunto, foram controladas para os efeitos daquelas selecionadas nos demais. Todos os fatores relacionados à progressão da doença - período de incubação, tempo decorrido entre o primeiro sintoma de tétano e a admissão no hospital, e período de progressão - mostraram uma associação estatisticamente significante com morte por tétano. De modo semelhante, o segundo conjunto de variáveis - sinais e/ou sintomas que ocorreram à admissão ou nas primeiras 24 horas: espasmos, rigidez de nuca, sinais e sintomas respiratórios - bem como as variáveis do terceiro conjunto - insuficiência respiratória que necessitou de respiração artificial foram associadas com morte por tétano, mesmo quando ajustadas com os efeitos das demais variáveis.

Palabras llave : Tetanus; Death from tetanus; Risk factors; Disease progression; Case-control.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés