SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue3Evaluation of anti-Schistosoma mansoni igG antibodies in patients with chronic schistosomiasis mansoni before and after specific treatmentPhialemonium curvatum infection after bone marrow transplantation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

Print version ISSN 0036-4665

Abstract

FERREIRA, Cláudio Santos; MARTINHO, Prazeres Conceição; AMATO NETO, Vicente  and  CRUZ, Roseana Rodrigues Bressane. Pasteurização de leite humano para evitar a transmissão da doença de Chagas. Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo [online]. 2001, vol.43, n.3, pp. 161-162. ISSN 0036-4665.  http://dx.doi.org/10.1590/S0036-46652001000300008.

A amamentação é modo alternativo de transmitir-se a doença de Chagas. Embora admitida como evento raro, a infecção por esta via é preocupante. Para evitá-la é sugerida a pasteurização. Separaram-se para o ensaio três conjuntos de amostras de leite humano: a - contaminadas por Trypanosoma cruzi e pasteurizadas; b - contaminadas por T. cruzi e não pasteurizadas; c - não contaminadas e pasteurizadas. Frações dos três conjuntos foram inoculadas por vias oral e intraperitoneal em 90 camundongos BALB/c. Os animais inoculados com leite contaminado e não pasteurizado infectaram-se. Os controles e os inoculados com leite contaminado e pasteurizado não se infectaram. Aceitou-se a hipótese de a pasteurização ter inativado as formas tripomastigotas de T. cruzi em suspensão no leite.

Keywords : Trypanosoma cruzi; Pasteurization of human milk; Milk banks.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English