SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue1Parinaud's oculoglandular syndrome associated with paracoccidioidomycosisdogs may be a reservoir host for Angiostrongylus costaricensis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

Print version ISSN 0036-4665

Abstract

MAURER, Rafael Lucyk et al. Infecção natural de Deroceras laeve com larvas de metastrongilídeos em um foco de transmissão da angiostrongilíase abdominal. Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo [online]. 2002, vol.44, n.1, pp. 53-54. ISSN 0036-4665.  http://dx.doi.org/10.1590/S0036-46652002000100009.

Angiostrongylus costaricensis é um nematódeo parasita de roedores. O homem pode se infectar pela ingestão da larva de terceiro estágio produzida nos hospedeiros intermediários, geralmente lesmas da família Veronicellidae. Em estudo epidemiológico em curso numa localidade no sul do Brasil (oeste do Estado de Santa Catarina) onde aquelas lesmas constituem praga agrícola e importantes vetores do A. costaricensis, documentou-se pela primeira vez a infecção natural de Deroceras laeve com larvas de metastrongilídeos. Este pequeno limacídeo é freqüentemente encontrado entre as dobras de folhas de verduras e pode ser ingerido inadvertidamente. É possível que tenha um papel importante na transmissão de A. costaricensis para o homem.

Keywords : Metastrongyloidea; Angiostrongylus costaricensis; Deroceras sp; Limacidae; Veronicellidae.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English