SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue1Accidental tetanus: prognosis evaluation in a historical series at a hospital in Salvador, Bahia, BrazilStaining of intestinal protozoa with heidenhain's iron Hematoxylin author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

Print version ISSN 0036-4665

Abstract

FERREIRA, Cláudio Santos et al. Tratamento do leite humano pelo microondas para prevenir a transmissão de doença de Chagas. Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo [online]. 2003, vol.45, n.1, pp. 41-42. ISSN 0036-4665.  http://dx.doi.org/10.1590/S0036-46652003000100008.

A amamentação é reconhecidamente um modo alternativo de transmissão da doença de Chagas. Entretanto, o tratamento térmico do leite pode evitar tal acidente. Por ser atualmente comum o uso doméstico de fornos de microondas, projetou-se um experimento para avaliar a eficácia do tratamento térmico do leite por microondas na inativação de formas de Trypanosoma cruzi contidas no leite materno. Acrescentaram-se, a amostras de leite humano, tripomastigotas de T. cruzi (cepa Y) provenientes de camundongos infectados em laboratório. Essas amostras foram aquecidas a 63 ºC (sete minutos, 45% de potência) em forno de microondas doméstico (2 450 MHz, 700 W). Exames microscópicos e sorológicos dos animais inoculados, por via oral ou intraperitoneal, com leite infectado e tratado, foram negativos. Os resultados dos inoculados com leite infectado e não tratado foram positivos. Concluiu-se que este é um processo simples e eficaz para inativar tripomastigotas contidos em leite, podendo facilmente ser executado em ambiente doméstico.

Keywords : Trypanosoma cruzi; Microwave thermal treatment.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English