SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue2Glucose consume and growth of E. coli under electromagnetic fieldHigh prevalence of GB Virus C/Hepatitis G Virus RNA among Brazilian blood donors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

Print version ISSN 0036-4665

Abstract

NOBRE, Vandack et al. Infecções oportunistas em pacientes com aids internados em um hospital universitário do sudeste do Brasil. Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo [online]. 2003, vol.45, n.2, pp. 69-74. ISSN 0036-4665.  http://dx.doi.org/10.1590/S0036-46652003000200003.

O espectro das doenças oportunistas em pacientes com aids vem se modificando desde a introdução da terapia antiretroviral altamente eficaz (HAART). O objetivo deste estudo é o de avaliar o perfil das afecções oportunistas em pacientes com aids internados em um hospital universitário do Brasil, comparando os períodos pré e pós-utilização da terapia HAART. Para tanto, revisaram-se os prontuários médicos de 342 pacientes infectados pelo HIV, dividindo-os em dois grupos: grupo 1, composto de 247 pacientes pré-HAART e grupo 2, composto de 95 pacientes pós-HAART. A relação homem-mulher caiu de 5:1 para 2:1. Houve aumento da prevalência da tuberculose e da toxoplasmose, com redução da prevalência do sarcoma de Kaposi, da histoplasmose e da criptococose. Observou-se ainda significativa redução da mortalidade intra-hospitalar (42% vs. 16,9%; p = 0,00002). A concordância entre o principal diagnóstico clínico e anatomopatológico foi observada em 10 de 20 pacientes necropsiados (50%). São relatados dois pacientes com esquistossomose disseminada e dois com paracoccidioidomicose. Em conclusão, excetuando-se a toxoplasmose, houve redução das doenças oportunistas relacionadas à imunossupressão grave nos pacientes pós-HAART. Observou-se significativa redução da mortalidade intra-hospitalar, possivelmente refletindo a melhora do tratamento dos pacientes HIV-positivos em nosso meio.

Keywords : HIV; AIDS; Opportunistic diseases; Schistosomiasis; Paracoccidioidomycosis.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English