SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue6Cerebral mass lesion due to cytomegalovirus in a patient with AIDS: case report and literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

Print version ISSN 0036-4665

Abstract

SOUZA, Doris Sobral Marques et al. Comparação entre a imuno-separação magnética, acoplada à imunofluorescência, e as técnicas de Faust et al. e de Lutz para o diagnóstico de cistos de Giardia lamblia em fezes humanas. Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo [online]. 2003, vol.45, n.6, pp. 339-342. ISSN 0036-4665.  http://dx.doi.org/10.1590/S0036-46652003000600008.

No presente trabalho, o desempenho da técnica de Imunoseparação Magnética, acoplada à Imunofluorescência (IMS-IFA), foi comparado com aqueles das técnicas parasitológicas de FAUST et al. e de Lutz na detecção de cistos de Giardia lamblia em fezes humanas. Foram processadas 127 amostras de fezes pelas três técnicas paralelamente e a detecção de cistos foi de 27,5% para IMS-IFA e de 15,7% para as técnicas de FAUST et al. e de Lutz concomitantemente. A análise dos resultados mostrou maior sensibilidade da IMS-IFA na detecção de cistos de G. lamblia quando comparada aos métodos de FAUST et al. e Lutz. A utilização desta metodologia como procedimento de rotina proporciona o processamento de várias amostras simultaneamente, além de aumentar a recuperação de cistos de G. lamblia e reduzir o tempo de estocagem das amostras.

Keywords : Giardia lamblia; Giardiasis; Cryptosporidium; Immunomagnetic separation technique; Diagnosis.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English