SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue2Impact of antihelminthic treatment on infection by Ascaris lumbricoides, Trichuris trichiura and hookworms in Covas, a rural community of Pernambuco, BrazilStudy of enteroparasites infection frequency and chemotherapeutic agents used in pediatric patients in a community living in Porto Alegre, RS, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

Print version ISSN 0036-4665

Abstract

MENTZ, Márcia Bohrer; GRAEFF-TEIXEIRA, Carlos  and  GARRIDO, Cinara Tentardini. O tratamento com mebendazol não está associado a migração distal de adultos de Angiostrongylus costaricensis na infecção experimental murina. Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo [online]. 2004, vol.46, n.2, pp. 73-75. ISSN 0036-4665.  http://dx.doi.org/10.1590/S0036-46652004000200003.

Angiostrongilíase abdominal é uma zoonose causada por um metastrongilídeo intra-arterial, o Angiostrongylus costaricensis. Infecção acidental humana pode resultar em doença abdominal e o tratamento com anti-helmínticos é contra-indicado pela possibilidade de agravamento das lesões com a excitação ou morte dos vermes intra-vasculares. Para avaliar o efeito do mebendazole sobre a localização dos vermes, camundongos Swiss machos, com 5 semanas de idade foram infectados individualmente com 10 larvas de terceiro estágio. Doze deles foram tratados 22 dias após a infecção, com mebendazole, na dose de 5 mg/kg/dia, por 5 dias consecutivos. Igual número de camundongos infectados, não tratados e um terceiro grupo de animais não infectados e não tratados, serviram como grupos controles. À necrópsia observaram-se os seguintes resultados: a proporção de vermes adultos encontrados na artéria mesentérica do ceco e cólon foi de 80% no grupo C e 92% no grupo T. A proporção de vermes adultos encontrados na aorta torácica foi de 10% no grupo C e de 8% no grupo T. No grupo C, 10% dos vermes também foram encontrados na veia porta e na artéria esplênica. Estes resultados indicam que o mebendazole não induz migração ectópica ou distal do Angiostrongylus costaricensis.

Keywords : Angiostrongylus costaricencis; Adult stage; Migration; Mebendazole.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English