SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue3Salmonella enterica subsp houtenae serogroup O:16 in a HIV positive patient: case reportAzithromycin in the treatment of mucosal leishmaniasis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

Print version ISSN 0036-4665

Abstract

MACO, Vicente et al. Doença de Carrión (Bartonelose baciliforme) confirmada por histopatologia na Selva Alta do Peru. Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo [online]. 2004, vol.46, n.3, pp. 171-174. ISSN 0036-4665.  http://dx.doi.org/10.1590/S0036-46652004000300010.

A bartonelose ou doença de Carrión é endêmica em algumas regiões do Peru, descrevendo-se classicamente nos vales inter-andinos, entre 500 e 3.200 metros acima do nível do mar. Os autores relatam o caso de um paciente de 43 anos de idade, fazendeiro, natural do distrito de Pichanaki (Chanchamayo, Junín), localizado na Selva Alta do Peru. O paciente apresentou-se com lesões disseminadas, elevadas e eritematosas, algumas delas com sinais de sangramento. Distribuiam-se também na mucosa nasal e no penis. Foram também observados nódulos subcutâneos no tronco e nas extremidades. Os exames laboratorais evidenciaram anemia moderada. Os testes sorológicos para detectar anticorpos contra o HIV e Treponema pallidum foram negativos. Os resultados dos estudos histopatológicos de duas biópsias de pele foram compatíveis com verruga peruana. Iniciou-se antibioticoterapia com ciprofloxacina (500 mg duas vezes ao dia). Após dez dias de tratamento, o paciente apresentou melhora clínica importante. Este relato representa o primeiro caso autóctone confirmado da fase eruptiva da bartonelose em um paciente da Selva Alta do Peru, sugestiva da expansão geográfica da doença.

Keywords : Bartonellosis; Bartonella bacilliformis; Carrion's disease; Epidemiology; High Forest; Peru.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English