SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue4Oligodendroglioma in a patient with AIDS: case report and review of the literatureNeurocryptococcosis: diagnosis by PCR method author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

On-line version ISSN 1678-9946

Abstract

MADALOSSO, Geraldine et al. Meningoencefalite chagásica: relato de caso de doença recentemente incluida como indicativa de AIDS no Brasil. Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo [online]. 2004, vol.46, n.4, pp.199-202. ISSN 1678-9946.  http://dx.doi.org/10.1590/S0036-46652004000400005.

Recentemente, a reagudização da doença de Chagas (meningoencefalite e/ou miocardite) foi incluída na lista de doenças indicativas de aids no Brasil. Os autores relatam o caso de um paciente de 52 anos de idade, natural de área rural da Bahia e procedente de uma área urbana de São Paulo, sem história de doenças prévias e que apresentou meningoencefalite aguda. As sorologias e pesquisas parasitológicas diretas no sangue e no liquido cefalorraquideano (LCR) demonstraram presença de Trypanosoma cruzi, confirmando-se o diagnóstico mediante cultura do LCR. O teste rápido assim como os ELISA e Western Blot diagnosticaram infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Apesar do tratamento com benzonidazole e as medidas de suporte, o paciente faleceu 24 horas depois da admissão hospitalar. Em áreas endêmicas, a reagudização da doença de Chagas deve ser sempre considerada no diagnóstico diferencial das meningoencefalites e sua presença em pacientes com infecção pelo HIV é indicativa de aids.

Keywords : Chagas disease; Meningoencephalitis; Central nervous system; Epidemiology; Acquired immunodeficiency syndrome; Brazil.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License