SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número3Prevalência e fatores de risco associados à infecção por Giardia lamblia em crianças hospitalizadas com diarréia em Goiânia, Goiás, BrasilPrevalência de anticorpos contra o vírus da hepatite A entre os índios Kuikuro e Kaiabi do Parque Indígena do Xingu, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

versão On-line ISSN 1678-9946

Resumo

CARVALHO-COSTA, Filipe Anibal et al. Giardia lamblia e outros parasitas intestinais e sua relação com o status nutricional de crianças de uma área urbana na Amazônia Brasileira. Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo [online]. 2007, vol.49, n.3, pp.147-153. ISSN 1678-9946.  https://doi.org/10.1590/S0036-46652007000300003.

O presente estudo objetivou avaliar a relação entre as parasitoses intestinais, o status nutricional e os níveis de hemoglobina em crianças vivendo em uma área urbana na Amazônia Brasileira. Foi realizado um estudo seccional, obtendo-se dados antropométricos, parasitológicos e socioeconômicos, além de dosagens de hemoglobina através do fotômetro Hemocue®, de crianças com idade entre seis e 84 meses. Os dados da antropometria foram expressos como escores de desvio-padrão (escores z) para os parâmetros peso-idade (PI), altura-idade (AI), peso-altura (PA) e perímetro braquial-idade (PBI). Os exames parasitológicos foram realizados através dos métodos de Ritchie (n = 307), Kato-Katz (n = 278), Baermann-Moraes (n = 238) e Safranina-Azul-de-Metileno (n = 307). A regressão linear múltipla demonstrou interações independentes entre Giardia lamblia e PI (beta = -0.195, p = 0.003), PA (beta = -0.161, p = 0.018) e PBI (beta = -0.197, p = 0.011), após controle para idade, sexo, renda familiar e infecções por Ascaris lumbricoides e ancilostomídeos. O modelo multivariado demonstrou ainda que a única variável associada aos níveis de hemoglobina foi a idade. O estudo concluiu que a giardíase está associada, nos sujeitos pesquisados, a menores médias para os parâmetros antropométricos estudados e que um controle efetivo das parasitoses intestinais poderia contribuir para o pleno desenvolvimento das crianças na área estudada.

Palavras-chave : Giardia lamblia; Intestinal Parasitism; Nutritional Status; Hemoglobin; Children; Brazilian Amazon; Indians.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons