SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue2Potential of biologically active plant oils to control mosquito larvae (Culex pipiens, Diptera: Culicidae) from an egyptian localityAbdominal ultrasound in the evaluation of fibrosis and portal hypertension in an area of schistosomiasis low endemicity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

Print version ISSN 0036-4665

Abstract

PINEDA, Vanessa et al. Fontes de alimentação de R. pallescens e índice de infecção por Trypanosoma em área endêmica da doença de Chagas em Amador, região central do Panamá. Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo [online]. 2008, vol.50, n.2, pp. 113-116. ISSN 0036-4665.  http://dx.doi.org/10.1590/S0036-46652008000200009.

O triatomíneo silvestre Rhodnius pallescens é considerado o mais importante vetor do Trypanosoma cruzi e Trypanosoma rangeli no Panamá. Entretanto, seu comportamento e características biológicas são pouco estudados. Para controlar a doença de Chagas no Panamá é necessário melhorar a compreensão dos aspectos eco-biológicos do R. pallescens. Neste estudo, investigaram-se as fontes de alimentação de R. pallescens usando dot-blot e o índice de infecção por Trypanosoma por metodologia molecular, em área endêmica da doença de Chagas na região central do Panamá. Foi observado que 20,3% dos barbeiros coletados em palmeiras peridomésticas se alimentavam de gambás (Didelphis marsupialis). Contudo, barbeiros coletados dentro das residências apresentaram antropofagia aumentada (25,4%). Considerando o ambiente doméstico e peridoméstico juntos, o percentual de R. pallescens infectados com Trypanosoma foi de 87,4 %. Nos ambientes doméstico e peridoméstico, a infecção por T. cruzi foi de 80,4% e 90%; a infecção por T. rangeli foi de 47% e 51%, respectivamente. Observou-se infecção mista em 43% dos triatomíneos coletados em ambiente doméstico e em 51% dos triatomíneos peridomésticos. Estes achados fornecem embasamento para a implementação de um controle adequado e um programa de vigilância para a doença de Chagas em regiões onde o R. pallescens é endêmico.

Keywords : Rhodnius pallescens; Feeding sources; Trypanosome infection; Panama; Chagas disease.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English