SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue1In vitro susceptibility testing of dermatophytes isolated in Goiania, Brazil, against five antifungal agents by broth microdilution methodClassic and molecular study of Giardia duodenalis in children from a daycare center in the region of Presidente Prudente, São Paulo, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

Print version ISSN 0036-4665

Abstract

DIAZ-SUAREZ, Odelis  and  ESTEVEZ, Jesus. Soroepidemiologia da toxoplasmose em mulheres em idade fértil em comunidade marginal de Maracaibo, Venezuela. Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo [online]. 2009, vol.51, n.1, pp. 13-17. ISSN 0036-4665.  http://dx.doi.org/10.1590/S0036-46652009000100003.

A finalidade do presente estudo foi determinar a prevalência de anticorpos totais e IgM anti-Toxoplasma gondii, em mulheres em idade fértil. Estudaram-se 100 amostras de soro de mulheres com idade entre 11 e 45 anos. Amostras foram escolhidas ao acaso. A determinação de anticorpos totais foi realizada com a técnica de hemaglutinação indireta e a determinação de anticorpos IgM, pela técnica de ELISA. A análise estatística foi realizada usando a prova do Chi quadrado e a correlação de Spearman. A incidência teórica estimada da toxoplasmose congênita foi calculada de acordo com o incremento anual da prevalência de anticorpos entre os diversos grupos de acordo com a idade. A prevalência geral de toxoplasmose foi de 33%, enquanto somente seis pacientes (l8,2%) foram positivos para IgM. A prevalência maior foi observada no grupo de 11-35 anos de idade. A incidência teórica estimada foi de 1,5 por 100 mulheres grávidas no grupo de 21-25 anos de idade; diminuiu até 0,1% no grupo de 41-45 anos de idade. Os resultados obtidos refletem alta prevalência de toxoplasmose nesta comunidade, além de alto risco de infecção nas mulheres no grupo de idade estudado, sugerindo-se que a transmissão através de fezes de gato, pode ter papel preponderante.

Keywords : Toxoplasmosis; Seroprevalence; Women; Age; Marginal.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English