SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue6Influence of human t-cell lymphotropic virus type 1 (HTLV-1) Infection on laboratory parameters of patients with chronic hepatitis C virusSerological evidence of Rickettsia parkeri as the etiological agent of rickettsiosis in Uruguay author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

Print version ISSN 0036-4665

Abstract

PEREIRA, Patricia da Silva Fucuta et al. Hepatite C crônica: concentração hepática de ferro não é correlacionada com a resposta ao tratamento antiviral. Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo [online]. 2009, vol.51, n.6, pp. 331-336. ISSN 0036-4665.  http://dx.doi.org/10.1590/S0036-46652009000600004.

A complexa interação entre infecção pelo vírus da hepatite C, homeostase do ferro e resposta ao tratamento antiviral permanece controversa. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência da concentração hepática de ferro (CHF) na resposta virológica sustentada (RVS) à terapia antiviral na hepatite C crônica. Foram incluídos 50 pacientes que foram submetidos à biopsia hepática pré-tratamento com determinação da CHF por espectrofotometria de absorção atômica com forno de grafite e tratados posteriormente com interferon/peginterferon e ribavirina. Pacientes com alcoolismo, história de múltiplas transfusões sanguíneas, doença renal crônica, anemia hemolítica e terapia com ferro parenteral foram excluídos. O perfil de ferro sérico e a CHF foram comparados entre aqueles que atingiram RVS e os não-respondedores (NR). A média de idade dos pacientes foi 45,7 anos e não houve diferença na proporção de homens e mulheres entre os grupos RVS e NR. A mediana do ferro sérico foi 138 and 134 µg/dL (p = 0.9), a mediana da ferritina sérica foi 152,5 e 179,5 ng/mL (p = 0,87) e a CHF mediana foi 9,9 e 8,2 µmol/g de tecido seco (p = 0,51), para pacientes com RVS e NR, respectivamente. Concluindo, a concentração hepática de ferro, determinada por um método quantitativo confiável, não foi um fator preditivo negativo de RVS em pacientes com hepatite C crônica e acúmulo de ferro hepático leve a moderado.

Keywords : Iron; Hepatitis C virus; Interferon; Peginterferon; Ribavirin; Liver biopsy.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English