SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue1Disturbance in hemoglobin metabolism and in vivo antimalarial activity of azole antimycoticsAntemortem diagnosis of human rabies in a veterinarian infected when handling a herbivore in Minas Gerais, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

Print version ISSN 0036-4665

Abstract

ALMEIDA, Marilene Fernandes de et al. Caracterização do vírus da raiva isolado de uma colônia de morcegos Eptesicus furinalis, do Brasil. Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo [online]. 2011, vol.53, n.1, pp. 31-37. ISSN 0036-4665.  http://dx.doi.org/10.1590/S0036-46652011000100006.

Algumas espécies de morcegos têm se adaptado ao uso de abrigos em construções urbanas, aumentando a possibilidade de contato desses morcegos com pessoas e animais domésticos e conseqüentemente, o potencial risco de transmissão de raiva. Três morcegos foram encontrados no jardim de uma casa na área urbana da cidade de Jundiaí, Estado de São Paulo, Sudeste do Brasil, dois deles foram positivos para raiva pelas técnicas de imunofluorescência e inoculação em camundongos. Uma grande colônia de E. furinalis foi identificada, vivendo no sótão da casa e 119 morcegos foram encaminhados para diagnóstico de raiva, com mais quatro morcegos positivos. O objetivo desse estudo é apresentar a caracterização genética e antigênica do vírus da raiva isolado desses morcegos e o estudo epidemiológico da colônia.

Keywords : Rabies; Bats; Eptesicus furinalis; Antigenic typing; Genetic characterization.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English