SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue3Thermoterapy effective and safer than miltefosine in the treatment of cutaneous leishmaniasis in ColombiaHistoplasmosis presenting with multiple pulmonary nodules. A case mimicking radiological features of pulmonary metastasis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

On-line version ISSN 1678-9946

Abstract

MIGUEL, Renata Bortolasse; COURA, José Rodrigues; SAMUDIO, Franklyn  and  SUAREZ-MUTIS, Martha Cecília. Avaliação de três métodos de extração de DNA obtidos de amostras de sangue coletadas em papel de filtro em infecções subpatentes de Plasmodium da região Amazônica no Brasil. Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo [online]. 2013, vol.55, n.3, pp.205-208. ISSN 1678-9946.  http://dx.doi.org/10.1590/S0036-46652013000300012.

Infecção assintomática por Plasmodium é um novo desafio para a saúde pública no Brasil. A reação em cadeia da polimerase (PCR) é o melhor método para detectar baixas parasitemias presentes em pacientes com infecção assintomática. Nas áreas endêmicas, a coleta de sangue total é dificultada pela distancia geográfica, transporte e adequada armazenagem das amostras. A coleta de sangue em papel de filtro pode ser uma alternativa nessas áreas de difícil acesso. Neste estudo foram comparados três diferentes métodos de extração de ADN a partir de papel de filtro usando como controle extração a partir de sangue total. O protocolo Chelex®-Saponina foi o que obteve o melhor resultado quando comparado com os outros três protocolos. No entanto a sensibilidade foi de 66,7% para o P. falciparum e 31,6% para o P. vivax. Conclui-se que em caso de infecção assintomática o papel de filtro não é ainda uma boa alternativa para coleta de amostras.

Keywords : Malaria; Asymptomatic Plasmodium infection; Molecular diagnostic; DNA extraction methods.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf epdf )