SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue2COMPARISON BETWEEN AUTOMATED SYSTEM AND PCR-BASED METHOD FOR IDENTIFICATION AND ANTIMICROBIAL SUSCEPTIBILITY PROFILE OF CLINICAL Enterococcus spp author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

On-line version ISSN 1678-9946

Abstract

STAGGEMEIER, Rodrigo; PILGER, Diogo André; SPILKI, Fernando Rosado  and  CANTARELLI, Vlademir Vicente. PCR em Tempo Real (qPCR) multiplex utilizando SYBR® Green para a detecção e diferenciação de Bartonella henselae e Bartonella clarridgeiae em gatos. Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo [online]. 2014, vol.56, n.2, pp.93-95. ISSN 1678-9946.  https://doi.org/10.1590/S0036-46652014000200001.

Um novo teste baseado na reação em cadeia da polimerase em tempo real (qPCR) com SYBR ® Green foi desenvolvido para detectar duas espécies de Bartonella, B. henselae e B. clarridgeiae, diretamente em amostras de sangue. Este teste foi utilizado em amostras de sangue obtidas de gatos que vivem em abrigos de animais do sul do Brasil. Os resultados foram comparados aos obtidos pelo PCR convencional utilizado para a detecção de Bartonella spp. Das 47 amostras analisadas, oito foram positivas no PCR convencional e 12 foram positivas para qPCR. A reação de qPCR, permitiu a detecção da presença simultânea de B. henselae e B. clarridgeiae em duas destas amostras. Os resultados mostram que a qPCR aqui descrita pode ser uma ferramenta confiável para a detecção e diferenciação de duas espécies importantes de Bartonella spp.

Keywords : Bartonella; Cat Scratch Disease; qPCR.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )