SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número1SEROPOSITIVITY FOR ASCARIOSIS AND TOXOCARIOSIS AND CYTOKINE EXPRESSION AMONG THE INDIGENOUS PEOPLE IN THE VENEZUELAN DELTA REGIONBAT-BORNE RABIES IN LATIN AMERICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

versão On-line ISSN 1678-9946

Resumo

OLIVEIRA, Cristiane Beatriz de et al. Expressão de receptores do tipo Toll 2 e 4 nos queratinócitos de pacientes com dermatofitose localizada e disseminada. Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo [online]. 2015, vol.57, n.1, pp.57-61. ISSN 1678-9946.  https://doi.org/10.1590/S0036-46652015000100008.

A literatura sobre o papel da resposta imune inata em dermatofitose é escassa. Este estudo se propôs a investigar a participação dos receptores do tipo Toll 2 e 4 (TLRs) 2 e 4 em pacientes com dermatofitose localizada (LD) e disseminada (DD, definida como lesões em pelo menos três segmentos corpóreos distintos), causadas por Trichophyton rubrum. Foram analisados cortes histológicos de 15 pacientes recém-diagnosticados, oito com LD e sete com DD. O grupo controle foi composto por 20 amostras de pele de indivíduos saudáveis submetidos a cirurgia plástica. TLR-2 e TLR-4 foram quantificados em lesões cutâneas por imunohistoquímica. Encontramos uma expressão reduzida de TLR-4 na epiderme superior e inferior nos dois grupos, LD e DD, quando comparados com o grupo controle; a expressão de TLR-2 foi preservada na epiderme superior e inferior de todos os três grupos. Como a sinalização por TLR-4 induz produção de citocinas inflamatórias e recrutamento de neutrófilos, a menor expressão desta molécula provavelmente contribui para a não resolução da infecção e conseqüente natureza persistente da dermatofitose. Como a sinalização via TLR-2 tem sido descrita como fator de regulação do processo inflamatório e de preservação da estrutura epidérmica, a sua expressão inalterada nas lesões dos pacientes com DD e DL pode contribuir também para a persistência da infecção e do reduzido processo inflamatório que são característicos das infecções por dermatófitos.

Palavras-chave : Toll like receptor 2; Toll like receptor 4; Dermatophytosis; Trichophyton rubrum.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )