SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 issue1ASSESSMENT OF THE PRESENCE OF Toxocara EGGS IN SOILS OF AN ARID AREA IN CENTRAL-WESTERN ARGENTINAIDENTIFICATION OF Pseudomonas spp. AS AMOEBA-RESISTANT MICROORGANISMS IN ISOLATES OF Acanthamoeba author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

On-line version ISSN 1678-9946

Abstract

CORRAL, Marcelo Andreetta et al. Frações de membrana de Strongyloides venezuelensis para o imunodiagnóstico da estrongiloidíase humana. Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo [online]. 2015, vol.57, n.1, pp.77-80. ISSN 1678-9946.  https://doi.org/10.1590/S0036-46652015000100011.

Strongyloides venezuelensis é um nematódeo parasita de roedores, frequentemente usado como antígeno heterólogo para o diagnóstico imunológico da estrongiloidíase humana. O objetivo deste estudo foi avaliar frações de membrana de S. venezuelensis para o imunodiagnóstico da estrongiloidíase humana. Para tanto, frações solúveis e de membrana foram obtidas em solução salina fosfato (SS e MS) e Tris-HCl (ST e MT) de larvas filarioides de S. venezuelensis. Amostras de soro de 92 indivíduos, sendo 20 com estrongiloidíase (Grupo I); 32 com outras parasitoses (Grupo II), e 40 indivíduos saudáveis (Grupo III), foram analisadas pelo teste Imunoenzimático (ELISA). As frações solúveis (SS e ST) apresentaram 90,0% e 88,9%, enquanto que as frações de membrana (MS e MT) demonstraram 95,0% e 94,4%, de sensibilidade e especificidade, respectivamente. Os resultados obtidos permitem indicar as frações de membranas como antígeno alternativo para o diagnóstico da estrongiloidíase humana.

Keywords : Strongyloides venezuelensis; Parasitological diagnosis; Immunological diagnosis; Membrane fractions.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )