SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número6Meningoencefalite pelo vírus varicela-zoster em pacientes com AIDS. Relato de onze casos e revisão da literaturaPseudomonas spp. isoladas da cavidade oral de profissionais da saúde de um hospital oncológico do centro-oeste do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

versão impressa ISSN 0036-4665versão On-line ISSN 1678-9946

Resumo

CAPOCI, Isis Regina Grenier et al. Atividade antifúngica de Cymbopogon nardus (L.) Rendle (citronela) contra Microsporum canis de animais e ambiente doméstico. Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo [online]. 2015, vol.57, n.6, pp.509-511. ISSN 0036-4665.  http://dx.doi.org/10.1590/S0036-46652015000600008.

A dermatofitose é uma zoonose comum nos centros urbanos. Cães e gatos têm desempenhado um papel importante como seus disseminadores. A descontaminação ambiental é essencial para a prevenção da propagação da infecção em seres humanos e animais. No entanto, desinfetantes ou sanitizantes com atividade antifúngica que estão disponíveis atualmente têm alta toxicidade. O presente estudo avaliou os efeitos in vitro de um extrato de Cymbopogon nardus (citronela) em 31 Microsporum canis isolados de animais e meio ambiente doméstico. Os testes de susceptibilidade foram realizados com base no documento M38-A2 (2008) do Clinical and Laboratory Standards Institute com modificações para os produtos naturais. Embora tenha sido observada variação de susceptibilidade entre os fungos testados, as concentrações que inibiram o crescimento de 50% e 90% dos microrganismos foram baixas (19,5 e 78 µg/mL, respectivamente). Assim, o extrato de citronela mostrou potente atividade fungistática e fungicida contra M. canis isolados de animais e meio ambiente doméstico. Portanto, este extrato pode ser uma alternativa para a profilaxia da dermatofitose no ambiente doméstico.

Palavras-chave : Citronella; Microsporum canis; Dermatophytosis; Profilaxy.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )