SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue1Surto de toxoplasmose aguda transmitida através da ingestão de carne crua de gado ovinoDetecção de Aedes aegypti e Aedes albopictus, na zona urbana do município de Catanduva-SP, após controle de epidemia de dengue author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Print version ISSN 0037-8682

Abstract

ANDRADE, Sonia G.  and  MAGALHAES, Juracy B.. Biodemes and zymodemes of Trypanosoma cruzi strains: correlations with clinical data and experimental pathology. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 1997, vol.30, n.1, pp. 27-35. ISSN 0037-8682.  http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86821997000100006.

Foram estudados os caracteres biológicos e isoenzimáticos de 138 cepas do Trypanosoma cruzi de diferentes áreas geográficas, sendo 120 do Brasil e 18 de outros paises da América do Sul e Central. Camundongos recém-nascidos foram inoculados com formas metacíclicas de triatomineos ou de culturas axenicas, seguindo-se passagem em camundongo de 10 a 12g. Os caracteres biológicos e o estudo histopatológico permitiram incluir todas a cepas em três Tipos ou biodemas: I, II e III . A análise isoenzimática para PGM, GPI, ASAT e ALAT confirmou a correspondência entre os biodemas e os zimodemas: Tipo I e Z2b, Tipo II e Z2, Tipo III e Z1. Os resultados mostraram a distribuição ubíqua dos diversos Tipos de cepas, observando-se a predominância do mesmo biodema em uma mesma áreas geográfica: cepas de Tipo II de casos humanos do Leste da Bahia e Leste de Goiás; cepas de Tipo III do Norte do Brazil e da América Central e de vetores ou vertebrados silvestres em várias áreas geográficas. Os biodemas correlacionam com diferentes lesões histopatológicas na fase aguda e crônica da infecção, considerando-se o envolvimento cardíaco e as lesões neuronais. Estes achados sugerem que o comportamento biológico, os padrões isoenzimáticos e o quadro patológico podem se constituir em importantes elementos para o estabelecimento de correlações entre as cepas do parasito e as manifestações clinico-patológicas da doença de Chagas em diferentes áreas geográficas.

Keywords : Cepas do Trypanosoma cruzi; Distribuição geográfica; Biodemas; Zimodemas; Patologia da doença de Chagas.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English