SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue2Tratamento da forma mucosa de leishmaniose sem resposta a glucantime, com anfotericina B liposomalEstudo comparativo controlado com emprego de benznidazole, nifurtimox e placebo, na forma crônica da doença de Chagas, em uma área de campo com transmissão interrompida. I. Avaliação preliminar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Print version ISSN 0037-8682

Abstract

PEDROSA, Roberto Coury; MELO, Marcos F. Vidal  and  SAAD, Edson A.. Limiar anaeróbio detectado pela "análise da curva-V" na cardiopatia chagásica crônica. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 1997, vol.30, n.2, pp. 129-138. ISSN 0037-8682.  http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86821997000200008.

O limiar anaeróbio (LA) medido pela análise da curva-V é a melhor medida da reserva funcional na insuficiência cardíaca e conseqüentemente a medida que melhor retrata o grau de comprometimento cardíaco. No presente trabalho foram estudados 28 pacientes (18 homens; idade média de 47 ± 6,7 anos) com sorologia positiva para a doença de Chagas, com graus variáveis de comprometimento cardíaco segundo a classificação de Los Andes e sem outras doenças associadas. A análise de variância mostrou que o LA dos pacientes do grupo IA (ECG e ventriculograma no ECO normal) é significativamente mais altos do que o valor observado nos demais grupos (p = 0,001). Enquanto o teste de comparações múltiplas de Tukey revelou que as médias do LA nos pacientes dos grupos IB, II e III (IB:ECG normal; ventriculograma no ECO anormal; II: ECG e venticulograma no ECO anormal sem ICC e III com ICC) não diferem significativamente entre si. O presente estudo demonstra que a ocorrência de alterações ventriculográficas iniciais já se associa a significativa redução da reserva cardiopulmonar e este comprometimento é progressivo e paralelo ao grau de comprometimento hemodinâmico cardíaco. A causa mais provável da redução do LA no grupo IB é a disfunção diastólica constatada ao ecocardiograma.

Keywords : Cardiopatia chagásica crônica; Limiar anaeróbio; Teste cardiopulmonar; Análise da curva-V; Doença de Chagas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese