SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue5Severe digestive pathology associated with chronic Chaga's disease in Ecuador: report of two casesAdiaspiromicose pulmonar disseminada. Relato de caso author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Print version ISSN 0037-8682

Abstract

SILVESTRE, Marco Túlio Alvarenga et al. Monoartrite de joelho como manifestação isolada de paracoccidiodomicose. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 1997, vol.30, n.5, pp. 393-395. ISSN 0037-8682.  http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86821997000500008.

Artrite como manifestação isolada de paracoccidioidomicose, tem sido raramente descrita na literatura médica. O presente relato, descreve mulher de 46 anos de idade, com monoartrite crônica do joelho em tratamento com anti-inflamatórios não hormonais durante 4 anos, cujo diagnóstico definitivo foi obtido apenas por biópsia da membrana sinovial, que revelou uma inflamação crônica granulomatosa de tipo tuberculóide, com abundantes elementos leveduriformes do Paracoccidioides brasiliensis. A terapêutica específica (iniciada com ketoconazol e seguida por cotrimoxazol) levou à completa recuperação funcional da articulação acometida. Não se detectou a presença de outros sítios acometidos pela doença, apesar da utilização de vários métodos propedêuticos, incluindo tomografia axial computadorizada do tórax e abdome. Os autores chamam a atenção para a raridade do caso e discutem os possíveis fenômenos fisiopatológicos responsáveis por esta monoartrite fúngica.

Keywords : Artrite; Joelho; Paracoccidioidomicose; Paracoccidioides; brasiliensis.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese