SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue6Infecção por Cryptococcus limitada à próstata em paciente aidético com micobacteriose disseminada. Relato de necropsiaEvidências sorológicas da circulação do arbovírus Rocio (Flaviviridae) na Bahia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Print version ISSN 0037-8682

Abstract

MARTINS, Ricardo Luiz M.; SANTOS, Clarice G. F.; FRANCA, Filomena Rita F.C.  and  MORAES, Mário A.P.. Adiaspiromicose humana. Relato de um caso tratado com cetoconazol. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 1997, vol.30, n.6, pp. 507-509. ISSN 0037-8682.  http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86821997000600011.

É descrito um caso de adiaspiromicose humana, da forma pulmonar disseminada, no qual se empregou o cetoconazol. O paciente, oriundo de Goianésia, GO, referia tosse produtiva, dispnéia e emagrecimento. Doente há dois meses, já fizera uso do esquema tríplice tuberculostático, devido a um radiograma do tórax ter acusado lesões sugestivas de tuberculose miliar. Esse tratamento não surtiu o efeito esperado, pelo que foi ele submetido a uma biópsia pulmonar a céu aberto. A medida permitiu o reconhecimento da natureza fúngica da doença. Passou-se, então, ao emprego do cetoconazol, quando o processo já completara três meses de evolução. Dois meses depois, foi o paciente novamente visto, para controle do tratamento: todas as manifestações respiratórias haviam cessado e um novo radiograma mostrou regressão completa das alterações pulmonares. Apesar disso, é discutida a eficácia do cetoconazol contra C. parvum var crescens, tendo-se em conta o fato de o microrganismo não se reproduzir no hospedeiro.

Keywords : Adiaspiromicose; Chrysosporium parvum var crescens; Emmonsia crescens; Micose pulmonar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese