SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número5Espécies de Anopheles no município de Pinheiro (Maranhão), área endêmica de maláriaDengue: uma nova abordagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

versão impressa ISSN 0037-8682

Resumo

PENNA, Gerson Oliveira; HAJJAR, Ludhmila Abrahão  e  BRAZ, Tatiana Magalhães. Gonorréia. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 2000, vol.33, n.5, pp. 451-464. ISSN 0037-8682.  http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86822000000500007.

A gonorréia é uma infecção bacteriana freqüente, causada pela Neisseria gonorrhoeae, um diplococo Gram-negativo de transmissão quase que exclusiva através de contato sexual ou perinatal. Primariamente afeta membranas mucosas do trato genital inferior, e mais raramente, as mucosas do reto, orofaringe e conjuntiva. A infecção genital ascendente na mulher leva a uma complicação séria, a salpingite aguda, uma das principais causas de infertilidade feminina. A partir dos anos 90, deu-se início a um novo tempo no que se refere a descobertas sobre a patogenia da gonorréia e seu agente etiológico. O controle da gonorréia tem sido difícil na maioria das populações, e essa permanece um exemplo da influência que os fatores sociais, comportamentais e demográficos exercem na epidemiologia de uma doença infecciosa. O manejo da gonorréia e de outras doenças sexualmente transmissíveis requer tanto o tratamento do paciente e de seu parceiro sexual como medidas de saúde pública para interromper a transmissão da infecção e evitar complicações a longo prazo.

Palavras-chave : Gonorréia; Neisseria gonorrhoeae.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português