SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número3A urbanização das leishmanioses e a baixa resolutividade diagnóstica em municípios da Região Metropolitana de Belo HorizonteFormas graves de leptospirose: aspectos clínicos, demográficos e ambientais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

versão impressa ISSN 0037-8682

Resumo

MARCONDES, Carlos Brisola; SANTOS-NETO, Luiz Gonzaga  e  LOZOVEI, Ana Leuch. Ecologia de flebotomíneos (Diptera, Psychodidae) na Floresta Atlântica do Brasil. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 2001, vol.34, n.3, pp. 255-260. ISSN 0037-8682.  http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86822001000300005.

A fauna de flebotomíneos de uma reserva de floresta primária em Morretes (leste do Estado do Paraná) foi estudada, utilizando armadilhas luminosas tipo CDC, uma noite por mês, no nível do solo e da copa, entre abril de 1995 e março de 1996. Um total de 3.106 insetos foi coletado. Lu. ayrozai e Lu. geniculata foram predominantes, além de outras sete espécies. A temperatura média mensal, a pluviosidade e a temperatura na noite de coleta influenciaram significativamente as quantidades de Lu. ayrozai e os dois primeiros fatores influenciaram Lu. geniculata, além das quantidades de fêmeas coletadas de ambas as espécies. A influência do aumento dos fatores nas quantidades de Lu. ayrozai foi mais imediata que nas de Lu. geniculata. As quantidades coletadas de ambas as espécies e das fêmeas de Lu. geniculata nas estações, mas não nas alturas, foram significativamente diferentes. As diferenças entre os comportamentos de Lu. ayrozai em Morretes e em outras regiões poderiam ser atribuídas a diferenças ambientais e/ou a variações regionais na espécie, que poderia constituir um complexo de espécies. As variações horárias nas coletas foram diferentes nas espécies e estações.

Palavras-chave : Phlebotominae; Fauna; Variação estacional; Psychodidae; Influência da altura; Lutzomyia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês