SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número5Identification of Vibrio spp bacteria on skin lesions of fisherman in the county of Raposa-MAHelminth eggs and protozoan cysts in sludge obtained by anaerobic digestion process índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

versión impresa ISSN 0037-8682

Resumen

PINTO, Ana Yecê das Neves et al. Acometimento cardíaco em pacientes com doença de Chagas aguda em microepidemia familiar, em Abaetetuba, na Amazônia Brasileira. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 2001, vol.34, n.5, pp. 413-419. ISSN 0037-8682.  http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86822001000500003.

Os autores mostram os principais achados clínicos relativos ao acometimento cardíaco, em pacientes portadores de doença de Chagas aguda em mais um episódio de microepidemia familiar na Amazônia brasileira. Foram estudados 13 pacientes com doença de Chagas aguda, procedentes do município de Abaetetuba-PA e submetidos à avaliação clínica e cardiológica, eletrocardiograma e ecocardiograma. As extra-sístoles supraventriculares e/ou ventriculares ocorreram em 38,5% dos casos. Bloqueios de ramo direito e bloqueios átrio-ventriculares de 1º e 2º graus, foram encontrados em 30,8% dos doentes. Chamam atenção dois achados no ecodopplercardiograma: derrame pericárdico e imagem sugestiva de formação aneurismática em dois pacientes respectivamente. Os achados revelam comprometimento cardíaco agudo, com evidências de miocardiopatia e alterações no sistema de condução do coração, havendo similaridade com a descrição da doença em áreas endêmicas.

Palabras llave : Cardiopatia chagásica aguda; Doença de Chagas; Amazônia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués