SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número5Cardiac attacks in patients with acute Chagas' disease in microepidemic familiar episode, in Abaetetuba City, Brazilian AmazonSurvival and infectious processes in pacients with AIDS: analysis according to inicial serum vitamin A levels índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

versión impresa ISSN 0037-8682

Resumen

PAULINO, Rosangela C.; CASTRO, Edilene A.  y  THOMAZ-SOCCOL, Vanete. Tratamento anaeróbio de esgoto e sua eficiência na redução da viabilidade de ovos de helmintos. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 2001, vol.34, n.5, pp. 421-428. ISSN 0037-8682.  http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86822001000500004.

O presente trabalho tem como objetivo determinar a prevalência e a viabilidade de ovos e larvas de helmintos e cistos de protozoários presentes em biossólido e em esgoto submetido ao tratamento anaeróbio em estações de tratamento de esgoto onde são empregados reatores anaeróbios de lodo fluidizado (RALF), na região metropolitana de Curitiba, Paraná. Os parasitos presentes no esgoto e no lodo foram helmintos: Ascaris sp (85%), Toxocara sp (5,5%), Trichuris sp (4,5%), Hymenolepis diminuta (3,7%), H. nana (1%) e Taenia sp (0,4%), Protozoários: Isospora sp, Entamoeba coli, Entamoeba histolytica, Giardia lamblia, Endolimax nana. Houve diferença significativa quanto ao número de ovos viáveis de helmintos presentes no material de quatro estações estudadas. A redução da viabilidade dos ovos de helmintos variou de 59,7 a 93%. No tratamento biológico baseado na digestão anaeróbia a eficácia depende do tempo e da temperatura. Novos tratamentos higienizantes são necessários para a utilização do lodo produzido por digestão anaeróbia na reciclagem em agricultura ou para outros objetivos visando reduzir o risco para saúde humana e animal.

Palabras llave : Tratamento anaeróbio; Lodo fluido; Ovos de helmintos; Cistos de protozoários.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués