SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número5Survival and infectious processes in pacients with AIDS: analysis according to inicial serum vitamin A levelsLeishmania (Leishmania) chagasi infection on childhood from endemic area of visceral leishmaniasis in the São Luís-MA, island índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

versión impresa ISSN 0037-8682

Resumen

LEITE, Odair F. et al. Triatoma infestans em área sob vigilância entomológica para doença de Chagas, Estado de São Paulo, Brasil. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 2001, vol.34, n.5, pp. 437-443. ISSN 0037-8682.  http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86822001000500006.

Atendendo a notificação de encontro, por habitantes da Fazenda Paraíso, área rural do Município de Paulínia, Estado de São Paulo, de um exemplar alado de triatomíneo, procedeu-se a uma investigação epidemiológica em que capturaram-se 109 exemplares de Triatoma infestans em focos situados em construções peridomiciliares. As condições locais favoreciam a colonização por triatomíneos: grande número de construções peridomiciliares abandonadas, habitadas por pombos e pardais, fornecedores de farto alimento para os hemípteros. Eliminaram-se os focos por meio de controle mecânico dos ninhos dos pássaros. Borrifaram-se, com inseticida de ação residual, todas as unidades domiciliares da região. Desde que persistam as condições para a instalação de focos de triatomíneos nessa localidade, é obrigatória a implementação de ações de vigilância. Entretanto, os indicadores entomológicos e sorológicos sugerem não ser preocupante a situação atual. Destaca-se aqui a importância da notificação triatomínica para a detecção de focos de triatomíneos, particularmente os de Triatoma infestans.

Palabras llave : Triatoma infestans; Doença de Chagas; Vigilância entomológica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués