SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número3Comparison between the modified Ziehl-Neelsen and Acid-Fast-Trichrome methods for fecal screening of Cryptosporidium parvum and Isospora belliEducation in primary school as a strategy to control dengue índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

versión impresa ISSN 0037-8682

Resumen

GIRALDI, Nilson et al. Avaliação da toxoplasmose e enteroparasitas em escolares de Rolândia, PR. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 2002, vol.35, n.3, pp. 215-219. ISSN 0037-8682.  http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86822002000300003.

Realizou-se exames de imunofluoresência indireta para detecção de anticorpos IgG anti-Toxoplasma gondii e testes com a tela de Amsler em 434 alunos da primeira à quarta série de escolas da rede municipal de Rolândia, PR. Destes, 72 foram examinados para detecção de lesões sugestivas de toxoplasmose em fundo de olho. Estes mesmos alunos e outras 191 crianças de creches tiveram amostras de fezes examinadas para determinar a prevalência de enteroparasitas. A distribuição dos achados, segundo sexo e faixa etária, bem como variáveis que podem influenciar na infecção por toxoplasma e enteroparasitoses são apresentados e discutidos. Correlações entre resultados da aplicação do teste com a tela de Amsler, sorologia positiva para toxoplasmose, lesões de fundo de olho e ocorrência de enteroparasitas são analisadas.

Palabras llave : Epidemiologia; Toxoplasma gondii; Escolares; Tela de Amsler; Enteroparasitoses.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés