SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número4Correlação da presença de espécies de flebotomíneos (Diptera: Psychodidae) com registros de casos da leishmaniose tegumentar americana no Estado de São Paulo, BrasilÚlceras leishmanióticas cutâneas com presença de Corynebacterium diphtheriae índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

versão impressa ISSN 0037-8682

Resumo

MARTINS, Luisa Caricio; CORVELO, Tereza Cristina de Oliveira; OTI, Henrique Takeshi  e  BARILE, Katarine Antônia dos Santos. Soroprevalência de anticorpos contra o antígeno CagA do Helicobacter pylori em pacientes com úlcera gástrica na região Norte do Brasil. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 2002, vol.35, n.4, pp. 307-310. ISSN 0037-8682.  http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86822002000400005.

O Helicobacter pylori é um agente patogênico largamente distribuído no mundo, estando envolvido no desenvolvimento de várias doenças gastrointestinais. Atualmente a infecção pela cepa virulenta (CagA+) do H. pylori é considerado um dos principais fatores etiológicos para o desenvolvimento de ulcerações gástricas. Baseado nessa informação, investigamos a soroprevalência das cepas virulentas entre os pacientes com úlcera gástrica da nossa região, utilizando testes sorológicos para detecção de anticorpos contra o H. pylori e a proteína CagA. Sendo observado que 82% (45/55) dos pacientes estavam infectados pela cepa virulenta, entre esses 89% (40/45) apresentaram grau de inflamação aumentado na mucosa gástrica, com denso infiltrado de leucócitos no tecido, o que provavelmente favoreceu a formação das ulcerações gástricas.

Palavras-chave : Helicobacter pylori; Úlcera gástrica; Proteína CagA; Análise sorológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português