SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue5Phlebotominae (Diptera: Psychodidae) in area of transmission of american tegumentar leishmaniasis in the north coast of the State of São Paulo, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Print version ISSN 0037-8682

Abstract

SILBERGELD, Ellen K. et al. Exposição a mercúrio e prevalência de malária entre garimpeiros de ouro do Pará, Brasil. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 2002, vol.35, n.5, pp. 421-429. ISSN 0037-8682.  http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86822002000500001.

O desenvolvimento econômico, incluindo extração de recursos naturais, pode causar exposições tóxicas que interagem com doenças infecciosas endêmicas. O mercúrio é um metal imunotóxico usado na amalgamação do ouro, resultando em exposição ocupacional e poluição ambiental. Devido aos riscos da exposição ao mercúrio e transmissão de malária em 135 garimpeiros do Pará, Brasil, uma avaliação médica "cross-sectional" foi coduzida em 1997. Níveis médios de mercúrio no sangue e na urina encontram-se bem acima dos níveis basais daqueles não expostos. Vinte e seis indivíduos apresentaram parasitemia de malária; sintomas relacionados com exposição ao mercúrio foram adquiridos, mas nenhum dos sintomas/sinais está correlacionado com níveis de mercúrio no sangue ou na urina. Não foi encontrada nenhuma relação de dose-resposta entre exposição ao mercúrio e provável infecção de malária prevalente. Entretanto, verificou-se uma possível redução na aquisição de imunidade que talvez esteja relacionada às condições de garimpagem, incluindo exposição ao mercúrio.

Keywords : Mercúrio; Garimpagem; Malária; Toxicidade.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English