SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3Hepatitis AExtraintestinal finding of Isospora belli unizoic cysts in a patient with AIDS: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Print version ISSN 0037-8682

Abstract

VINAS ALBAJAR, Pedro; LAREDO, Sônia Velihovetchi; TERRAZAS, Mariano Brasil  and  COURA, José Rodrigues. Miocardiopatia dilatada em pacientes com infecção chagásica crônica: relato de dois casos fatais autóctones do Rio Negro, Estado do Amazonas. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 2003, vol.36, n.3, pp. 401-407. ISSN 0037-8682.  http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86822003000300013.

Dois casos fatais de miocardiopatia chagásica crônica dilatada são relatados pela primeira vez em pacientes autóctones do rio Negro, Estado do Amazonas. Ambos os casos, um homem de 45 anos de idade e uma mulher de 44, nasceram e viveram toda a vida na região do Rio Negro, no norte do estado do Amazonas, tendo sido picados numerosas vezes por triatomineos silvestres em piaçabais da área. Os pacientes que tiveram as reações sorológicas positivas para anticorpos anti-Trypanosoma cruzi (imunofluorescência, ELISA e Wertern blot) desenvolveram nos últimos 5-7 anos um quadro de insuficiência cardíaca progressivo, com aumento global da área cardíaca, bloqueios atrioventricular e de ramo esquerdo e extrassístoles ventriculares, faleceram de insuficiência cardíaca irreversível. Um dos casos em que foi feita a biópsia cardíaca cirúrgica pós-mortem, mostrou na histopatologia, miocardite crônica com infiltrado mononuclear difuso, com áreas de adensamento celular, fibrose, dissociação, fragmentação e hialinização de fibras cardíacas, sugestivo de miocardite chagásica crônica e o PCR in situ foi positivo para Trypanosoma cruzi.

Keywords : Miocardiopatia crônica dilatada; Doença de Chagas; Rio Negro; Amazônia brasileira.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese