SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue4Evaluation of the immune response to CRA and FRA recombinant antigens of Trypanosoma cruzi in C57BL/6 miceEggs and reproductive organs of female Angiostrongylus costaricensis are more intensely recognized by human sera from acute phase in abdominal angiostrongyliasis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Print version ISSN 0037-8682

Abstract

ANDRADE, Sonia G. et al. Tratamento com benzonidazol em associação com drogas imunossupressoras em camundongos crônicamente infectados com Trypanosoma cruzi: investigação sobre a possibilidade de desenvolvimento de neoplasias. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 2003, vol.36, n.4, pp. 441-447. ISSN 0037-8682.  http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86822003000400002.

O benzonidazol é recomendado no Brasil para o tratamento da infecção pelo Trypanosoma cruzi na fase aguda e na fase crônica precoce da doença de Chagas. Observações de outros autores mostraram uma elevação na incidência de neoplasias em pacientes imunossuprimidos, com reativação da doença de Chagas, submetidos a tratamento com o benzonidazol. No presente estudo foi investigado em camundongos cronicamente infectados, tratados com drogas imunossupressoras e com benzonidazol se há uma potencialização de desenvolvimento de linfomas por esta combinação. Para isso foram usados 142 camundongos suiços crônicamente infectados pela cepa 21SF do T.cruzi e 72 camundongos suiços normais. Tanto os camundongos infectados como os normais foram divididos em grupos experimentais submetidos respectivamente a diferentes esquemas de tratamento: com benzonidazol apenas; com drogas imunossupressoras (azatioprina, betametasona e ciclosporina); com drogas imunossupressoras mais benzonidazol; e controles não tratados. no grupo infectado e tratado com benzonidazol, um camundongo desenvolveu um linfoma não-Hodgkin. Este achado foi interpretado como um tumor espontâneo do camundongo. O estudo de camundongos crônicamente infectados e tratados com uma combinação de drogas imunossupressoras e benzonidazol demonstrou ausência de linfomas ou de outras neoplasias. Estes achados reforçam a indicação do tratamento com benzonidazol como droga de escolha em pacientes imunossuprimidos que desenvolvem reativação da doença de Chagas.

Keywords : Trypanosoma cruzi; Infecção experimental; Quimioterapia; Benzonidazol; Drogas imunossupressoras; Linfoma não Hodgkin.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English