SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue4Adverse reactions to influenza vaccine in the elderly, Campinas District, SP, 2000Spotted fever rickettsiosis in Coronel Fabriciano, Minas Gerais State author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Print version ISSN 0037-8682

Abstract

PASTORE, Ricardo; VITALI, Lúcia H.; MACEDO, Vanize de Oliveira  and  PRATA, Aluízio. Inquérito sorológico da infecção pelo Echinococcus sp no município de Sena Madureira, AC. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 2003, vol.36, n.4, pp. 473-477. ISSN 0037-8682.  http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86822003000400007.

Foi realizado no município de Sena Madureira, Acre, um inquérito soroepidemiológico para avaliar o contato de indivíduos com o Echinococcus sp. Escolheu-se duas populações distintas, uma residente na área urbana e a outra na área rural do município, distribuída em comunidades ribeirinhas da região. Foram avaliados no total 1.064 indivíduos, dos quais 851 pertencentes à área urbana e 213 à área rural. O estudo foi dividido em duas partes: inquérito sorológico, no qual foram coletadas e enviadas amostras de sangue ao Laboratório de Sorologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, onde foram realizados os testes imunológicos pela técnica de contraimunoeletroforese; inquérito epidemiológico para avaliação individual, além de as condições de moradia e hábitos dos indivíduos. A prevalência sorológica na área rural foi 6%, enquanto na urbana fomos 3,5%. A prevalência geral foi 4%. Quando analisada a possibilidade da existência de outros hospedeiros intermediários no ciclo do Echinococcus vogeli, foram encontrados resultados que sugerem ser o porco doméstico o mais provável.

Keywords : Hidatidose policística; Hidatidose; Echinococcus vogeli; Amazônia brasileira.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese