SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue5Parasitological and morphological characteristics of Brazilian strains of Schistosoma mansoni in Mus musculusEvaluation of cellular immune response in patients with recurrent candidiasis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Print version ISSN 0037-8682

Abstract

BRASIL, Leila Melo et al. Prevalência de marcadores para o vírus da hepatite B em contatos domiciliares no Estado do Amazonas. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 2003, vol.36, n.5, pp. 565-570. ISSN 0037-8682.  http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86822003000500004.

O objetivo do estudo foi analisar o comportamento intrafamiliar da infecção pelo VHB, identificando os possíveis mecanismos de transmissão dos vírus B no Estado do Amazonas. Foram estudados 97 casos índices e 258 familiares. Na análise dos contatos observou-se uma elevada proporção de familiares com marcadores de infecção pregressa (51,6%) como também indicadores de infecção ativa (12%) para o VHB, e uma alta prevalência entre os irmãos (23,6%). Um indicador indireto da transmissão intrafamiliar foi observado em razão de elevada freqüência de infecção pelo VHB entre os contatos de casos índices acometidos pela forma fulminante de hepatite. A alta prevalência entre os irmãos caracteriza a transmissão de caráter horizontal e familiar. Em relação a transmissão vertical, em nosso estado, é possível que ocorra, mas, como um evento raro. Todas estas observações apontam para a necessidade de novas investigações visando o esclarecimento dos mecanismos pelos quais se dá a transmissão intrafamiliar desse agente viral.

Keywords : Vírus da hepatite B; Transmissão sexual; Doenças hepáticas virais; Comportamento familiar; Mecanismos de transmissão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese