SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número6Características clinicoepidemiológicas de um grupo de mulheres com HIV/AIDS em Salvador-BahiaDiferenciada função de monócitos e neutrófilos na cardiopatia chagásica segundo a presença ou ausência de insuficiência cardíaca congestiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

versão impressa ISSN 0037-8682versão On-line ISSN 1678-9849

Resumo

MARASSA, Ana Maria; CONSALES, Cleide Aschenbrenner  e  GALATI, Eunice Aparecida Bianchi. Padronização da técnica imunoenzimática do ELISA de captura, no sistema avidina-biotina para a identificação de sangue ingerido por Lutzomyia (Lutzomyia) longipalpis (Lutz & Neiva, 1912). Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 2004, vol.37, n.6, pp.441-446. ISSN 0037-8682.  https://doi.org/10.1590/S0037-86822004000600003.

A identificação de sangue ingerido pelos insetos é um importante parâmetro para elucidar aspectos ligados à transmissão de zoonoses, dentre elas, as leishmanioses. Dos métodos empregados para esclarecer a atração de vetores por animais que possam atuar como reservatórios dessas parasitoses, destacam-se os imunológicos. O estudo teve como objetivo, padronizar a técnica imunoenzimática de captura e titular amostras de sangue ingerido em fêmeas de flebotomíneos ingurgitadas de Lutzomyia longipalpis criadas em laboratório e alimentadas experimentalmente em rato. Em vista da alta sensibilidade, favorecida pelo sistema avidina-biotina, foi possível a realização de pelo menos noventa testes, de cada uma das amostras em duplicata, e constatar a presença de sangue para todas as amostras com períodos de 12 e 24 horas pós-ingestão, observando-se diferença significativa entre os respectivos títulos.

Palavras-chave : Identificação de sangue ingerido; Lutzomyia longipalpis; Flebotomíneos; Técnica imunoenzimática de captura; Vetores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons