SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número6Padronização da técnica imunoenzimática do ELISA de captura, no sistema avidina-biotina para a identificação de sangue ingerido por Lutzomyia (Lutzomyia) longipalpis (Lutz & Neiva, 1912)Análise de antígenos excretados-secretados de Trypanosoma cruzi por immunoblotting em gel bidimensional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

versão impressa ISSN 0037-8682versão On-line ISSN 1678-9849

Resumo

MUNIZ-JUNQUEIRA, Maria Imaculada; MOTA, Lícia Maria; AIRES, Rodrigo Barbosa  e  JUNQUEIRA JUNIOR, Luiz Fernando. Diferenciada função de monócitos e neutrófilos na cardiopatia chagásica segundo a presença ou ausência de insuficiência cardíaca congestiva. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 2004, vol.37, n.6, pp.447-453. ISSN 0037-8682.  https://doi.org/10.1590/S0037-86822004000600004.

A função fagocitária e a produção de radicais microbicidas de oxigênio pelos monócitos e neutrófilos foram avaliadas em 9 pacientes com cardiopatia chagásica com insuficiência cardíaca congestiva e 9 sem a síndrome em comparação com 11 indivíduos controles normais pelo teste de fagocitose de Saccharomyces cerevisiae e redução do nitroblue tetrazolium pelos fagócitos do sangue periférico. O índice fagocitário dos monócitos dos chagásicos sem insuficiência cardíaca foi significantemente 6,7 e 10,6 vezes menor do que o dos controles e chagásicos com a síndrome congestiva, respectivamente, devido ao menor envolvimento na fagocitose e a menor capacidade destas células de ingerirem partículas. Nos chagásicos sem insuficiência cardíaca os neutrófilos também apresentaram o IF 11,2 e 19,8 vezes menor que os controles e chagásicos com insuficiência cardíaca, respectivamente. A porcentagem de redução do NBT foi normal e similar para os três grupos. Efeitos opostos equilibrados das disfunções devidas às alterações cardiovasculares e imunes podem ter atuado nos pacientes chagásicos com insuficiência cardíaca paradoxalmente recuperando a função fagocitária alterada.

Palavras-chave : Cardiopatia chagásica; Insuficiência cardíaca; Fagocitose; Teste do nitro blue tetrazolium; Neutrófilos; Monócitos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons