SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue6Nitric oxide levels are not changed in saliva of patients infected with hepatitis C virusSignificance of bile-duct changes in schistosomiasis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Print version ISSN 0037-8682

Abstract

MORENO, Elizabeth Castro et al. Fatores de risco para infecção por Leishmania chagasi em uma área urbana do Estado de Minas Gerais. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 2005, vol.38, n.6, pp. 456-463. ISSN 0037-8682.  http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86822005000600002.

Com o objetivo de identificar os determinantes da infecção humana por Leishmania chagasi em uma área urbana, foi realizado um estudo seccional de base populacional utilizando-se métodos moleculares e sorológicos para identificar a infecção. Os participantes foram entrevistados utilizando-se questionário pré-codificado. Dois critérios foram testados para identificar os fatores de risco: Modelo 1- incluindo todos os participantes positivos na hibridização com sonda para o complexo Leishmania donovani; Modelo 2- incluindo todos os participantes positivos na hibridização e em pelo menos um teste sorológico. No Modelo 1, as variáveis associadas à infecção foram: criar pássaros, encontrar-se fora de casa entre 18:00-22:00h e não ter o lixo coletado. No Modelo 2, as variáveis associadas à infecção foram: família conhecer o vetor, não ter o lixo coletado, lixo não removido ou queimado, criar pássaros, proximidade de áreas erodidas. Os fatores de risco identificados foram associados às condições das moradias, presença de animais e probabilidade de contato com flebotomíneos.

Keywords : Leishmaniose visceral; Calazar; Leishmania chagasi; Infecção assintomática; Fatores de risco.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English