SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número6Fatores de risco para infecção por Leishmania chagasi em uma área urbana do Estado de Minas GeraisPrevalência e incidência de infecção por Mycobacterium tuberculosis em estudantes de enfermagem de Vitória, Espírito Santo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

versão impressa ISSN 0037-8682

Resumo

OLIVEIRA, Ludmila  e  ANDRADE, Zilton A.. Significado das lesões dos ductos biliares na esquistossomose. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 2005, vol.38, n.6, pp. 464-468. ISSN 0037-8682.  http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86822005000600003.

A literatura registra que os ductos biliares intra-hepáticos são lesados no curso da esquistossomose, tanto experimental como humana, mas não existe avaliação quantitativa de tais lesões nos vários estágios da infecção, nem da sua repercussão funcional ou do seu comportamento frente ao tratamento curativo da parasitose. Para avaliar estes parâmetros, os camundongos com infecção por 50 cercárias do Schistosoma mansoni foram submetidos à biópsia hepática na fase recente da infecção (9 semanas) e, em seguida, os animais foram tratados com praziquantel (400mg/kg pc). Controles infectados e não infectados foram incluídos. Durante a 19ª semana pós-infecção todos os animais foram sacrificados. A contagem dos ductos biliares revelou a presença de uma hiperplasia ductal nos animais infectados em relação aos controles intactos (p<0,007), a qual não regrediu significativamente após a terapia antiparasitária (p>0,05). Animais infectados e não tratados exibiram lesões ductais que não diferiram quantitativa ou qualitativamente dos tratados. As concentrações séricas de bilirrubinas (total e direta) e gama-glutamil-transpeptidase (g-GT) não mostraram diferenças significativas para os animais dos vários grupos. Em conclusão, os ductos biliares mostram uma resposta proliferativa face às alterações de vizinhança provocadas pelo S. mansoni nos espaços porta mas, embora bem evidentes histopatologicamente, tais lesões carecem de significado funcional ou prognóstico.

Palavras-chave : Schistosoma mansoni; Esquistossomose hepática; Ductos biliares.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês