SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Seasonal variation of Lutzomyia longipalpis in Belo Horizonte, State of Minas GeraisRhipicephalus sanguineus (Acari: Ixodidae), the brown dog tick, parasitizing humans in Brazil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

versión impresa ISSN 0037-8682

Resumen

SARAIVA, Lara et al. Estudo dos flebotomíneos (Diptera: Psychodidae) em área de leishmaniose tegumentar americana nos municípios de Alto Caparaó e Caparaó, Estado de Minas Gerais. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 2006, vol.39, n.1, pp. 56-63. ISSN 0037-8682.  http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86822006000100011.

No período de novembro de 2000 a novembro de 2001, foi realizado o estudo dos flebotomíneos nos municípios de Alto Caparaó e Caparaó, com o objetivo de determinar a sua variação sazonal, comparar os pontos de estudo quanto à ocorrência destes insetos e determinar os ambientes de prevalência destes. Foram realizadas coletas mensais, com armadilhas luminosas de Falcão em nove pontos, sendo quatro armadilhas por ponto, nos seguintes ambientes: abrigo de animais, mata, cafezal e parede externa das casas. Lutzomyia intermedia (Lutz & Neiva, 1912) foi a espécie predominante, e o abrigo de animais o ambiente com maior ocorrência de flebotomíneos. Encontrou-se diferença significativa na composição de espécies de flebotomíneos nos pontos estudados. Lutzomyia intermedia é a espécie suspeita de transmitir a Leishmania na região.

Palabras llave : Leishmaniose; Phlebotominae; Psychodidae; Lutzomyia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués