SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue3Cryptococosis: clinical epidemiologycal laboratorial study and fungi varieties in 96 patientsMeningoencephalitis by Naegleria fowleri: epidemiological study in Anzoategui state, Venezuela author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Print version ISSN 0037-8682

Abstract

LIMA, Estelita Pereira et al. Resistência do Aedes aegypti ao temefós em Municípios do Estado do Ceará. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 2006, vol.39, n.3, pp. 259-263. ISSN 0037-8682.  http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86822006000300006.

Avaliou-se a suscetibilidade de Aedes aegypti ao temefós através de amostras de ovos e larvas procedentes de quatro municípios de grande porte do estado do Ceará (Fortaleza, Barbalha, Juazeiro do Norte e Crato). Empregou-se a técnica padronizada pela Organização Mundial de Saúde para ensaios com larvicidas. Determinou-se a CL50 de oito amostras provenientes de populações de Aedes e suas respectivas razões de resistência, comparada à CL50 da cepa suscetível Rockefeller. Todas as populações submetidas ao experimento apresentaram resistência ao temefós, com razões de resistência variando entre 8 e 16. A análise destes resultados reforça evidências anteriores sobre a disseminação de resistência ao temefós em diferentes localidades do estado submetidas a grande pressão de controle nas últimas décadas. O larvicida poderá perder a sua eficácia caso não se busque, com urgência, o restabelecimento da suscetibilidade do Aedes aegypti nestas áreas, afetando sobremaneira as campanhas de controle atualmente em curso.

Keywords : Aedes aegypti; Controle de vetores; Temefós; Resistência a inseticidas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese