SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue1List of species in the genus Lutzomyia, França, 1924 (Psychodidae, Phlebotominae) from the State of Mato GrossoLong-term use of lamivudine for treating chronic hepatitis B in the State of Mato Grosso author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Print version ISSN 0037-8682

Abstract

CREMA, Eduardo et al. Contagem de neurônios da vesícula biliar de pacientes chagásicos e não chagásicos portadores de colelitíase. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 2007, vol.40, n.1, pp. 15-17. ISSN 0037-8682.  http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86822007000100003.

Vários autores concordam que a incidência de colelitíase encontra-se elevada nos pacientes portadores de doença de Chagas. A explicação mais plausível para este fato baseia-se na desnervação parassimpática existente em todo o tubo digestivo na doença de Chagas. No intuito de analisar a ocorrência desta alteração, foi realizada contagem neuronal da vesícula biliar de pacientes chagásicos e não chagásicos, portadores de colelitíase, tratados na Disciplina de Cirurgia do Aparelho Digestivo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, Brasil. No presente estudo, observou-se uma redução expressiva do número de neurônios na parede da vesícula biliar dos pacientes chagásicos quando comparado com os não chagásicos.

Keywords : Doença de Chagas; Vesícula biliar; Colelitíase; Contagem neuronal.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English