SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue5Effect of a hydrophilic formulation of topical paromomycin on cutaneous leishmaniasis among patients with contraindications for treatment with pentavalent antimonials author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Print version ISSN 0037-8682

Abstract

REIS, Luiza de Campos et al. Aspectos clínicos, epidemiológicos e laboratoriais de pacientes com leishmaniose cutânea americana no Estado de Pernambuco. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 2008, vol.41, n.5, pp. 439-443. ISSN 0037-8682.  http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86822008000500001.

O diagnóstico da leishmaniose cutânea americana é baseado na associação dos aspectos clínicos, epidemiológicos e laboratoriais. O presente estudo identificou a espécie de Leishmania circulante no Estado de Pernambuco, descreveu os aspectos clínico-epidemiológicos e diagnosticou a doença. Foram selecionados 19 pacientes apresentando lesão ativa e diagnosticados através de avaliação clínica e pelos exames laboratoriais que incluíram a pesquisa direta, cultivo in vitro, intradermorreação de Montenegro, imunofluorescência indireta e reação em cadeia de polymerase. A intradermorreação de Montenegro apresentou resultado positivo em 89% dos pacientes. A imunofluorescência indireta apresentou 79% de positividade, a pesquisa direta apresentou 58% e a reação em cadeia de polymerase 75% de positividade. Sete amostras de Leishmania (Viannia) braziliensis foram isoladas desses pacientes e caracterizadas através de anticorpos monoclonais específicos. Esses dados confirmam que é necessário a combinação de diferentes técnicas diagnósticas para se obter resultados eficientes e que, até o momento, a Leishmania (Viannia) braziliensis é a única espécie responsável pela infecção da leishmaniose cutânea americana em Pernambuco. Portanto, a identificação da espécie do parasito envolvido nos casos da doença no homem em uma área endêmica é essencial para o conhecimento dos aspectos clínicos e epidemiológicos, sobretudo para o diagnóstico e para o desenvolvimento da terapia e prognóstico da doença.

Keywords : Leishmaniose cutânea americana; Leishmania (Viannia) braziliensis; Intradermoreação de Montenegro; Imunofluorescência indireta; Reação em cadeia de polymerase.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English