SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue5Clinical, epidemiological and laboratory aspects of patients with American cutaneous leishmaniasis in the State of PernambucoFirst isolation of Cryptococcus gattii from the environment in the State of Espírito Santo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Print version ISSN 0037-8682

Abstract

SANTOS, Aline Marques dos et al. Efeito de uma formulação hidrofílica de paromomicina tópica na leishmaniose cutânea em pacientes com contra-indicações de tratamento com antimonial pentavalente. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 2008, vol.41, n.5, pp. 444-448. ISSN 0037-8682.  http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86822008000500002.

Descrevem-se o efeito terapêutico e os eventos adversos associados com o uso tópico de paromomicina 10% em gel na leishmaniose cutânea. Quinze pacientes com leishmaniose cutânea cumpriram os critérios de inclusão descritos a seguir: contra-indicação para o uso de antimoniato de meglumina, intradermorreação de Montenegro positiva e até quatro lesões ulceradas. A fórmula foi prescrita duas vezes ao dia por 20 dias. Quatorze pacientes estiveram disponíveis para a avaliação do desfecho terapêutico e a proporção de cura foi de 21,4% (3/14), 50% melhoraram até a epitelização completa e a proporção de falha foi de 28,6%. Nove pacientes que não apresentaram cura inicialmente foram re-tratados. Oito receberam uma nova série de paromomicina tópica e um foi tratado com antimoniato de meglumina. Dois pacientes não receberam novo tratamento e tiveram melhora lenta e contínua. Cinco de oito pacientes retratados com paromomicina tópica alcançaram a cura clínica, e três apresentaram falha, incluindo um paciente que tinha apresentado melhora com o primeiro tratamento. Os eventos adversos foram leves e locais em 53,3% dos pacientes e nunca levaram à suspensão do tratamento.

Keywords : Leishmaniose cutânea; Leishmania braziliensis; Paromomicina; Tratamento tópico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese