SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1Viability, taxonomic confirmation and enzymatic detection of Acremonium species preserved under mineral oil in the URM Culture CollectionPuerperal septic shock due to β-hemolytic Streptococcus and Waterhouse-Friderichsen syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Print version ISSN 0037-8682

Abstract

PITTELLA, José Eymard Homem. O processo de avaliação em ciência e a indicação de Carlos Chagas ao prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 2009, vol.42, n.1, pp. 67-72. ISSN 0037-8682.  http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86822009000100014.

Uma das maiores realizações na história da medicina foi a descrição da doença de Chagas pelo médico e cientista Carlos Chagas. Ao completar 100 anos da descoberta da doença de Chagas, permanecem ainda especulações a respeito das duas indicações oficiais de Carlos Chagas à maior premiação mundial em ciência, o Nobel, em 1913 e 1921. Admite-se que a não premiação do genial cientista possa ter ocorrido em razão da forte oposição que enfrentou no Brasil por parte de alguns médicos e pesquisadores da época, que chegaram mesmo a questionar a existência da doença de Chagas, influenciando a decisão do Comitê Nobel para não premiá-lo. A análise do banco de dados dos arquivos do Prêmio Nobel, com a revelação dos nomes de indicadores, indicados e ganhadores do prêmio, cobrindo o período 1901-1951, trouxe informações não apenas sobre o que era considerada realização científica na época, mas também sobre quem eram os cientistas importantes e quais eram as relações entre eles. O não reconhecimento das descobertas de Carlos Chagas pelo Comitê Nobel parece ser mais corretamente explicado por esses fatores do que pelo impacto negativo da oposição local.

Keywords : Carlos Chagas; Doença de Chagas; Prêmio Nobel; Medicina; História.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese